Em defesa das estatais locais, Sindicato e bancários participam de audiência pública na Câmara Federal nesta quinta (27)

0

O Sindicato participará nesta quinta-feira (27) de uma audiência pública, na Câmara Federal, às 10h, no Plenário 16 do anexo 2, em defesa das empresas públicas do DF. No encontro será discutida a intenção do Governo do Distrito Federal (GDF) de privatizar as empresas estatais locais, como o BRB, CEB, Caesb e Metrô. A autora do requerimento é a deputada federal Erika Kokay (PT).

Ao contrário do que afirmou durante a campanha eleitoral e com a justificativa de que essas empresas precisam ser ‘recuperadas’, agora o governador Ibaneis defende com veemência a privatização das quatro estatais e resolveu colocá-las em liquidação. O argumento, segundo o chefe do executivo local, é de que o dinheiro, em tese, seria usado para equilibrar as contas do governo e pagar as dívidas com servidores e fornecedores.

Os dirigentes sindicais criticam duramente a postura do governador, destacando que a privatização não atinge apenas os trabalhadores da empresa que será entregue à iniciativa privada, mas gera consequências graves para todos. Eles garantem que vão lutar até as últimas forças e de todas as formas contra essa medida danosa.

“As empresas públicas representam o patrimônio de Brasília e a privatização não é a melhor solução. Temos que valorizar o que é nosso”, defende Samantha Souza, diretora da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília