Em ato nesta terça (7), aprovados no concurso do BRB cobram convocações

0

Numa ação conjunta com o Sindicato, os aprovados no concurso do BRB de 2019 fazem manifestação nesta terça-feira (7), às 9h, em frente ao Palácio do Buriti e na sede do banco. No encerramento, haverá uma ação solidária de doação de cobertores arrecadados em campanha online, no Setor Bancário Sul, com o objetivo de chamar a atenção para o atraso nas convocações. 

Até agora, o banco realizou apenas duas convocações, totalizando 70 contratados. A primeira foi em janeiro deste ano, quando foram chamados 20 aprovados na lista de pessoas com deficiência. Em fevereiro, mais 50 escriturários foram convocados. Destes, 20 eram do cadastro de reserva da lista das pessoas com deficiência e 30 eram da lista de ampla concorrência.

O Sindicato vem mantendo cobrança permanente para que as convocações aconteçam. No dia 6 de maio, o BRB deu posse a 38 novos funcionários — 19 escriturários, oito advogados, dez analistas de TI e um engenheiro de segurança do trabalho. O evento foi realizado por videoconferência e contou com a participação do presidente do Sindicato, Kleytton Morais. 

No dia 12 de maio, o BRB anunciou nova convocação de aprovados — 50 escriturários e sete analistas de TI a comporem o quadro de pessoal do banco a partir de 15 de junho.

Carência de pessoal

O BRB não realizava concurso desde 2011, o que agravou em muito a carência de pessoal nas agências e em algumas das outras unidades do banco. “O concurso do ano passado foi realizado para amenizar uma situação que se tornara insustentável, mas, ainda assim, as nomeações têm exigido muita pressão do Sindicato para que aconteçam”, pontua o diretor do Sindicato Alexandre Assis.

O edital previa que as primeiras contratações aconteceriam ainda em dezembro de 2019, devido à carência de pessoal, uma vez que o déficit de escriturários é de aproximadamente 400 pessoas.

“Isto acontece porque, nos últimos anos, o BRB desligou mais de 300 funcionários, que aderiram a três programas de demissão voluntária (PDV), em 2016, 2018 e 2019. Além disso, o banco continua estimulando a adesão de funcionários ao PDV em vigor, o que pode diminuir ainda mais o quantitativo de empregados, agravar a sobrecarga de trabalho e causar adoecimento da equipe”, esclarece o diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa da Rocha, que também é funcionário do BRB.

Para o integrante da comissão de aprovados João Gabriel Barbosa, o número de serviços que passou a ser oferecido pelo BRB desde o início da atual gestão reforça a necessidade de mais nomeações. Além de convocações imediatas, os aprovados pedem a publicação pelo BRB de um cronograma de contratação como previa o edital.

Vaquinha online

De acordo com matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense, nesta segunda-feira (6), a meta da comissão de aprovados do BRB era arrecadar recursos para 665 cobertores, por meio de uma vaquinha online, objetivo que já foi superado. Tal quantidade representa o número de aprovados no último concurso, que aguardam para somar ao quadro de funcionários do banco. 

Até 3 de julho, quando as doações foram encerradas, a comissão arrecadou R$ 12.801,00, o suficiente para adquirir 753 cobertores. O excedente será destinado a outras instituições, a serem definidas pela comissão de aprovados.

Sem aglomeração

Para evitar aglomerações por causa da pandemia de coronavírus, apenas um pequeno grupo de aprovados participará da manifestação presencial, mantendo a distância de mais de um metro. Com faixa e cartazes de reivindicação, eles representarão os mais de 600 candidatos que aguardam a convocação.

Da Redação com informações do Correio Braziliense