Eleições para conselhos da Fundação Itaú Unibanco começam no dia 17 de julho

0

Os participantes dos planos de benefícios previdenciários nos fundos de pensão geridos pela Fundação Itaú Unibanco escolherão, no período de 17 a 27 de julho, seus novos representantes nos conselhos Deliberativo e Fiscal e nos Comitês de Planos. Também é possível se candidatar a uma das vagas disponíveis.

O Sindicato defende a gestão compartilhada, destacando que esse modelo é o ideal, uma vez que representa mais segurança e transparência. “A presença de funcionários nessas instâncias protege o patrimônio dos associados”, defende Sandro Oliveira, diretor do Sindicato e bancário do Itaú.

A cada quatro anos, os participantes ativos, assistidos, autopatrocinados, desligados em fase de opção e optantes pelo Benefício Proporcional Diferido (BPD) têm a oportunidade de escolher seus representantes nos conselhos e nos Comitês de Planos da Fundação Itaú Unibanco.

Essa representatividade está prevista em lei e assegura maior transparência e pluralidade na tomada de decisões que dizem respeito à gestão da entidade e, portanto, ao seu plano de previdência complementar.

Requisitos para se candidatar

Interessados em se candidatar têm de atender alguns requisitos, como comprovar escolaridade de nível superior e experiência mínima de 3 anos no exercício de atividades em pleno menos uma dessas áreas (financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização ou auditoria); não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado; e não manter outro vínculo empregatício em empresas concorrentes da patrocinadora.

Como se inscrever

Os requerimentos de inscrição (disponíveis no site da Fundação Itaú Unibanco) deverão ser assinados pelos candidatos e entregues na sede da entidade (pessoalmente ou por correio/Sedex).

Como votar

A eleição ocorrerá de duas formas: por sistema eletrônico no site da Fundação ou via URA (Unidade de Resposta Audível), com a senha que será enviada por correio aos participantes e assistidos, especialmente para ser utilizada na votação.

Cada eleitor poderá votar em apenas uma chapa com os candidatos para membros efeitos e suplentes nos conselhos e em um representante para o Comitê de Planos que representa o plano de benefícios ao qual está vinculado.

Da Redação