Diretores do Sindicato percorrem agências do BB e convocam bancários a resistirem às ofensivas contra o banco

0

A campanha “O bom do BB é construir o Brasil com você” prossegue a todo vapor. Nesta sexta-feira (16), diretores do Sindicato e da Federação Centro Norte percorreram as agências do Banco do Brasil na Asa Sul e Asa Norte chamando os bancários a resistirem às ofensivas do governo Bolsonaro que visam o desmonte e a privatização do banco.

A mobilização, que faz parte das comemorações do aniversário de 212 anos do banco, é uma iniciativa do Sindicato, Contraf-CUT e federações de bancários de todo o país. Durante toda a semana, diversas atividades foram realizadas para denunciar os ataques que o BB vem sofrendo.

“Conversamos com os bancários e bancárias e com a população sobre a importância do Banco do Brasil público para o desenvolvimento econômico do país. E parabenizamos os funcionários por fazerem parte da história dessa instituição, que também tem papel fundamental para a inclusão social e para o atendimento bancário de toda a sociedade”, esclarece a diretora do Sindicato Zezé Furtado.

“Além da abordagem sobre os 212 anos do BB e as várias ações desenvolvidas pelo Sindicato em defesa do banco, enfatizamos que uma instituição como o BB não pode sofrer ataques que visam a sua privatização somente para atender interesses do mercado financeiro”, pontuou Wadson Boaventura, diretor da Fetec-CUT/CN.

E completou: “Também reiteramos a importância dos funcionários do Banco do Brasil. Inclusive, lembramos que um relatório do Dieese aponta o alto grau de eficiência desses trabalhadores”.

Diretor da Fetec-CUT/CN, José Wilson observa que é fundamental ter um contato mais próximo com os bancários e as bancárias do BB, especialmente neste momento de ataques ao banco, levando esclarecimentos e colocando-os a par da real situação da instituição. “Nessa visita debatemos com os funcionários, funcionárias e com a clientela sobre a importância do Banco do Brasil público, cumprindo tarefas e políticas de Estado, para o bem e o desenvolvimento do país”, pontuou.

Já o diretor do Sindicato Sandro Oliveira parabenizou os funcionários, que “fazem parte da história do BB nesses 212 anos, que ajudaram a construir, uma história marcante e importantíssima para o desenvolvimento do país, por estar presente em todos os lugares, principalmente nas cidades de menor porte”.

Defesa permanente

Na próxima semana, a campanha se ampliará e ganhará caráter de defesa permanente do Banco do Brasil e de sua importância para as micros e pequenas empresas, para a agropecuária, para a educação, enfim para o desenvolvimento do país, principalmente nas regiões para as quais os bancos privados não dão tanta importância.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília