“Desafios das mulheres durante a pandemia” é tema da live dos Associados Previ nesta terça (1º)

0

O Brasil caminha para a triste marca de meio milhão de brasileiros mortos pela covid-19. Em razão das desigualdades seculares do nosso país, os pobres são as vítimas preferenciais do novo coronavírus. E, dos que sobrevivem, as mulheres carregam nos ombros o maior peso do sacrifício. Para falar sobre esse assunto, a página Associados Previ realiza a live “Desafios das mulheres durante a pandemia”, nesta terça-feira (1º), às 19h30.

A transmissão será nos canais Youtube — Associados Previ, da ContrafSindicato dos Bancários de Brasília e Bancários e Financiários de Curitiba e Região.

A live, cujo tema foi escolhido pelos associados da Previ, contará com a participação exclusiva de mulheres. São elas: A diretora eleita de Planejamento, Paula Goto, que coordenará o debate; a conselheira deliberativa eleita da Previ Luciana Bagno; a representante do funcionalismo no Conselho de Administração do BB (Caref), Débora Fonseca; a conselheira consultiva do Previ Futuro Tânia Leyva; e a diretora da Contraf-CUT Fernanda Lopes.

Como convidada especial, participará a psicóloga Fernanda Duarte, doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela UnB, com estágio no grupo de Sociologia Política da Universidade de Amsterdam (UvA). Fernanda é autora da tese de doutorado “Trabalhadores no Divã: Contribuições da Psicopatologia Clínica do Trabalho”.

Mulheres, as mais sobrecarregadas

Pesquisa realizada pela Sempreviva Organização Feminista (SOF) revela que 50% das mulheres brasileiras foram ainda mais sobrecarregadas porque, além do trabalho, passaram a cuidar de alguém desde a chegada da covid-19 no ano passado. E 72% afirmam que aumentou a necessidade de monitoramento e companhia com relação a crianças e idosos, principalmente filhos e pais.

Tudo isso, sem falar do aumento da violência doméstica – e do feminicídio.

Sindicato Solidário

A live também abordará a campanha nacional Sindicato Solidário, uma mobilização de entidades de bancárias e bancários em prol da humanidade com o propósito de ajudar a quem precisa.

Da Redação