Delegados sindicais do BB discutem ações de combate à variante Ômicron

0

Nessa segunda-feira (17), o Sindicato realizou reunião com parte dos delegados sindicais do Banco do Brasil (BB). No encontro, realizado de forma remota, além dos encaminhamentos e informes gerais sobre o calendário de lutas da categoria, os bancários fizeram uma avaliação sobre a situação do índice crescente de casos de Influenza, Covid-19 e sua variante, Ômicron nas dependências das agências da instituição financeira.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais informou o calendário de atividades previstas para essa semana e reforçou a importância da participação de todos delegados na Plenária que acontece nesta terça-feira (18), após reunião com representantes da Fenaban.

“O Sindicato tem realizado um árduo trabalho para que haja um entendimento entre as instituições financeiras sobre a importância de não afrouxar o combate à variante Ômicron e Influenza diante do aumento nos índices de casos. Continuar a proteger a saúde dos bancárias e usuários dos bancos neste momento é fundamental”, esclareceu.

O presidente ressaltou ainda que devido à postura inicial do BB – revista após as críticas feitas pelo movimento sindical -, em ato explicitamente anti-sindical ao descumprir cláusula do acordo coletivo que assegura a liberação dos delegados e dirigentes às atividades do Sindicato, foi chamada nessa segunda (17) reunião alternativa, fora do expediente dos colegas, o que impossibilitou alguns delegados sindicais de participarem da reunião ou de continuarem até o fim da atividade, prejudicando o quórum para apreciação das pautas do encontro. Por esse motivo, a reunião será retomada nessa terça-feira (18), às 09h.

Entre outros pontos, os delegados apreciaram as medidas que podem minimizar a disseminação de contágio entre os trabalhadores como, por exemplo, a importância do retorno imediato ao trabalho remoto; assegurar o rigor no cumprimento de protocolos em caso de suspeita ou contaminação por Covid-19, garantir dos bancos o fornecimento de máscaras N95/KN95/PFF2, reforçar as campanhas de prevenção e uso de EPIs e distanciamento, Sanitização de forma adequada dos ambientes com fechamento, isolamento e testagem de todos trabalhadores, além da revisão das metas estabelecidas, inclusive a desobrigação de visitas externas aos clientes.

Confira o calendário de atividades previstas:

Terça-feira 18/01 – Reunião do Comando Nacional às 14h com a Fenabam (pauta Ômicron). Às 20h, Plenaria Geral.

Quarta-feir 19/01 – Reunião de Delegadas e Delegados do BB – às 9h30

Quinta-feira 20/01 – Dia de luto e de luta (Vestir de Preto) a partir das 9h30 – Reunião de Delegados e Delegadas do BB

Dia 25/01 – Paralisações e retardamento de atividades