Curso de Paternidade Responsável

0

Após vitória da categoria bancária com a ampliação da licença-paternidade para 20 dias a todos os bancários, o Sindicato lançou o curso de Paternidade Responsável para orientar os pais e futuros pais sobre como se envolver em uma paternidade mais ativa e consciente. Semipresencial, o curso conta com 9 unidades e tem como objetivo aumentar os vínculos do pai com o(a) filho(a) e com o(a) parceiro(a).

Durante o curso, os futuros pais bancários poderão relatar anseios e angústias ao longo do processo de gestação, parto, pós-parto e cuidados no desenvolvimento da criança. Os conteúdos abordados envolvem o papel do homem na sociedade contemporânea, aspectos psicológicos e legais da paternidade e educação para igualdade, além de questões práticas.

O curso é gratuito e está disponível para todos os bancários sindicalizados. Para se inscrever clique aqui.

Regras

Para o bancário ter direito à extensão da licença-paternidade de 5 para 20 dias, é necessário fazer o curso na plataforma online, participar da palestra realizada na sede do Sindicato e apresentar o certificado do curso ao banco.

Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. A regra também vale para os casos de adoção.

Conquista da CCT

Prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, a licença-paternidade de 20 dias passou a valer a partir de 27 de janeiro deste ano, desde que o bancário faça o curso.

Reivindicação antiga do Sindicato e pauta da Campanha Nacional 2016, a pressão das entidades sindicais garante que bancários de todos os bancos já desfrutem da extensão do benefício.

Da Redação