Covid-19: Após denúncia de caso confirmado, Sindicato intervém e fecha agência Núcleo Bandeirante do BRB

0

O Sindicato recebeu denúncias de que havia na agência do BRB 105, Núcleo Bandeirante, caso confirmado de Covid-19, que não foram tomadas medidas suficientes pelo banco, e que muitos funcionários estavam se sentido em perigo. Diante das denúncias o diretor Ronaldo Lustosa da Rocha visitou a agência no dia 16, conversou com os funcionários do setor, e também com o colega infectado, onde houve forte indício de que o colega teria se infectado na agência. Também houve relatos de funcionário com dor de cabeça, um dos sintomas da contaminação, e o relato de outro funcionário de que um cliente que esteve recentemente na agência teria morrido por causa do Covid-19.

Diante desse fato, e do relato de que o colega infectado tem trânsito em toda agência e contato com outros colegas do andar, não só com os caixas, o sindicato informou que retornaria a agência no dia seguinte, caso o Protocolo 2 não fosse seguido na íntegra, solicitou que fosse informado o superintendente regional, e o Diretor responsável pelas agências, levando em consideração todos os fatos preocupantes apurados junto aos funcionários da agência.

Trecho do Protocolo 2, que diz:

“2. Isolamento com trabalho remoto, via VPN:
a) Unidades com casos suspeitos ou diagnosticados: A Gevit comunicará ao gestor da unidade os casos suspeitos ou diagnosticados para adoção das seguintes medidas:
– O empregado diagnosticado ficará afastado com licença saúde;
– Os empregados do grupo da unidade serão isolados para trabalho remoto;…”

Como não foram tomadas medidas satisfatórias, o sindicato retornou a agência e realizou ação durante todo o dia, para preservar a vida dos trabalhadores daquela unidade, onde contou com a compreensão de todos os clientes da agência, e apoio dos funcionários conforme informado pelo delegado sindical da agência.

“Essa situação dos nossos trabalhadores da agência 105 evidencia os perigos de uma abertura total, onde a pandemia do Covid-19 aumenta cada vez mais, ou seja, coloca o trabalhador em risco de vida direto, além do ambiente fechado de uma agência ser favorável a proliferação do vírus”, afirma o diretor Ronaldo Lustosa.

No vídeo abaixo há mais informações sobre a atuação na agência e sobre a necessidade de união para preservar a vida dos trabalhadores:

Mais denúncias de infecção

Os demais funcionários do BRB, sabendo da ação do Sindicato na agência, enviaram várias denúncias sobre casos confirmados de Covid-19 em agências, e que estão preocupados e descontentes com as orientações que recebem da GEVIT.

Todos os casos denunciados serão tratados junto ao banco, e será cobrada responsabilidade dos envolvidos, caso seja constatada omissão da gestão nas medidas de segurança que visam a proteção da vida.

A diretoria do Sindicato está trabalhando constantemente na guerra contra o Covid-19 e na proteção da vida de todas as bancárias e bancários. E reforça a importância das denúncias feitas pelos funcionários, sem deixar de agradecer imensamente pelo apoio, carinho e ajuda nessa guerra tão difícil.

Da Redação