Cooperforte adia retorno ao trabalho presencial

0

A crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e a insuficiente atuação dos governos federal e distrital requerem esforços ainda maiores de toda a população. Considerando o contexto atual, no qual mais de 250 mil vidas foram perdidas para a covid-19, a Cooperforte decidiu adiar o retorno ao trabalho presencial.

Em ofício enviado em 24 de fevereiro, o Sindicato reforçou à direção da cooperativa que o cuidado e a atenção com a saúde dos trabalhadores devem ser prioridade. O documento destaca que “realizar o teletrabalho neste momento é preservar vidas, não apenas dos trabalhadores e seus familiares, mas de todos”.

Para Talita Régia, diretora do Sindicato e funcionária da Cooperforte, “agora é hora de reforçar as medidas protetivas para conter o avanço da pandemia. O teletrabalho fortalece o isolamento social, que tem sido a forma mais eficaz de combater a proliferação do coronavírus entre os brasileiros”.

O retorno dos trabalhadores ao trabalho presencial estava marcado para a próxima segunda-feira (1º/3), mas a diretoria executiva da Cooperforte já enviou comunicado aos trabalhadores suspendendo a decisão.

Kleytton Morais, presidente do Sindicato, destaca a importância da medida anunciada e adotada pela Cooperforte, “extremamente oportuna e que valoriza todos os esforços que temos empreendido na preservação da saúde e vida dos trabalhadores”. Kleytton reforça ainda a necessidade de se estabelecer mesa de negociação com a cooperativa com vistas à regulamentação do teletrabalho.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília