Contraf-CUT, Fenaban e Caixa se reúnem com MPT para tratar de atendimento no banco

0

Na reunião, representantes sindicais cobraram e a CAIXA se comprometeu a fazer campanha para tentar reduzir a presença de pessoas nas agências.

Agência Caixa na Ceilândia Norte em 21/04

A Coordenação do Comando Nacional dos Bancários se reuniu nesta segunda-feira (20) com a Federação Nacional dos Bancos e o Ministério Público do Trabalho, com a presença da Caixa Econômica Federal, para debater, entre outras coisas, sobre o atendimento nos bancos.

A reunião foi focada na Caixa, por ser o banco com o maior volume de pessoas para serem atendidas e, por isso, onde também estão os maiores problemas. Segundo a Caixa, 24,2 milhões de pessoas já receberam o auxílio emergencial no banco, um movimento de aproximadamente R$ 16 bilhões.

“É um volume muito grande de pessoas, mas grande parte delas vai ao banco sem necessidade, por falta de informação. Pessoas se cadastraram e aguardam confirmação, ou que não têm direito, que estão fora do dia estabelecido no calendário de pagamentos etc., enfim, não deveriam estar no banco e acabam criando filas e aglomerações. A Caixa se comprometeu a intensificar as informações sobre o auxílio emergencial e a divulgação do canal de atendimento 111. Quem quer informação não precisa ir às agências, basta ligar nesta central”, afirmou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, ao ressaltar que o Ministério Público Federal, entrou com uma ação civil pública pedindo, inclusive, que a Caixa abra as agências aos sábados para atender essas pessoas.

Para a secretária geral do Sindicato e empregada da Caixa, Fabiana Uehara, a grande maioria das pessoas que estão nas filas buscam determinadas informações ou mesmo confirmações e não necessitariam ir às agências. “Já reforçamos que é necessário que a Caixa e o governo reforcem campanhas de orientação para a população e que sejam de fácil entendimento. Nosso apelo se dá pois entendemos a ansiedade da população mas além da aglomeração gerar riscos de transmissão do coronavírus, muitos dos atendimentos não podem ser prestados pelos empregados da Caixa, como por exemplo problemas de cadastramento no aplicativo”.

“Já havíamos negociado com a Caixa e Fenaban vários dos pedidos que o Ministério Público Federal fez na ação, como álcool gel, máscara, marcação do chão. Eles pedem que a Caixa abra aos sábados, mas nós achamos que não existe a necessidade de abertura aos sábados. Foi consenso na reunião com o MPT que muita gente que vai às agências não precisava estar lá. Por isso, é preciso informação sobre quem tem direito e como acessar o renda básica emergencial, assim as pessoas saberiam que não há necessidade de ir as agências e isso reduzirá as filas e as aglomerações”, disse Juvandia.

A Caixa disse que já autorizou o aluguel de carros de som para informar as pessoas que estão nas filas e rodando nas comunidades e os sindicatos dos bancários já estão, desde o começo reforçando as informações.

Para Juvandia, o grande nó é a divulgação, ela informou ainda que na reunião com o Ministério Público do Trabalho a Caixa se comprometeu a reforçar a divulgação da central de atendimento 111. “Precisa massificar a divulgação. E é preciso também envolver os municípios, pedir para as prefeituras ajudarem colocando os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) para ajudar a fazer esse serviço social de esclarecimentos e cadastramentos”, defendeu.

Antônio Abdan, Secretário Relações com a Comunidade e também empregado Caixa, reforçou o orgulho que os empregados tem em trabalhar na Caixa. “Mesmo com o receio de possível contaminação os empregados sabem da importância do trabalho que estão realizando e o tão importante é a missão da CAIXA, enquanto banco 100% público. Fazemos o que nenhum outro banco faria!”

Abertura no feriado e no sábado

Na terça-feira (21) e no sábado (25), aproximadamente 700 agências da Caixa, a maior parte delas localizadas nas regiões Norte e Nordeste do país, onde existe maior demanda, abrirão para atendimento.

A Caixa informou na reunião com o MPT que o atendimento no feriado e no sábado acontecerá somente nesta semana, na terça e no sábado, somente nestas agências e os funcionários vão aderir voluntariamente.

“Os empregados não se negam a cumprir o papel social do Banco e o fazem com vontade e respeito. Mas devido a grande demanda estão sobrecarregados. Reforçamos que o trabalho no feriado e no sábado deve ser voluntário. Qualquer coisa diferente disso deve ser denúnciada ao Sindicato”, frisa Fabiana Uehara

A coordenação do Comando Nacional dos Bancários cobrou que Caixa o pagamento das horas extras e o banco informou que serão pagas.

Caixa disse que vai manter a contingência

A Caixa desmentiu boatos de que pretende chamar funcionários que estão em home office e dispensados do trabalho para voltar às agências. A Caixa se comprometeu a manter o contingente atual e o rodízio.

Organização das filas

Segundo a imprensa, a Polícia Federal autorizou a Caixa a colocar os vigilantes para ajudar a organizar as filas.

Fonte: Contraf-CUT