Caixa confirma que participará da mesa única com a Fenaban

0

Pauta complementar, entregue nesta quinta, destaca PCC/PCS, isonomia entre novos e antigos, respeito à jornada 6 horas e extensão de direitos a aposentados

(Brasília) Na entrega da pauta complementar dos empregados da Caixa Federal, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 17, os representantes da empresa confirmaram que participarão das negociações conjuntas com todos os outros bancos na Fenaban. Diferentemente dos últimos dois anos, em que a Caixa e o Banco do Brasil seguiram as cláusulas econômicas negociadas com o sistema financeiro, mas não participaram diretamente do processo.

“Essa nova composição traz ganhos para todos, porque está dentro do espírito de criação da Contraf-CUT, de que unidos, somos mais fortes. Não abrimos mão da solução de nossos problemas específicos, mas avançamos na unidade de todos os trabalhadores do ramo financeiro em busca de novas conquistas”, diz Plínio Pavão, coordenador da Comissão de Empresa dos Empregados da Caixa.

Principais reivindicações

Na reunião, foi entregue a pauta da negociação complementar, com destaque para a reformulação geral do Plano de Cargos e Salários, PCS, e o Plano de Cargos e Comissões, PCC. A reivindicação é a valorização de todos os cargos e unificação das tabelas. Sem contar a isonomia de direitos entre os empregados novos e antigos, que abrange outros pontos importantes.

Entre as reivindicações estão também o respeito à jornada de 6 horas para todos (com o fim das fraudes no ponto eletrônico e a reversão dos cargos de 8 horas), a extensão do auxílio-refeição e alimentação para os aposentados e a (re) criação do cargo de Diretor Representantes dos empregados, Direp.

“Todas essas reivindicações foram discutidas e aprovadas na nossa Conferência Nacional e temos de negociar e pressionar para alcançar os resultados desejados pelos trabalhadores, até porque o momento vivido pelos bancos, de lucros recordes, permite que atendam às nossas reivindicações”, afirma Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

Campanha Unificada

Além dos membros do Comando Nacional e da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, participou da entrega da pauta de reivindicações complementares o presidente da CUT-SP, Edilson de Paula, reforçando o caráter da campanha salarial unificada da Central, que une trabalhadores de diversos setores da economia, que terá lançamento nesta sexta-feira.

Fonte: Contraf-CUT