BNDES: 84% aprovaram acordo de PLR

0

Os sindicatos dos bancários de Brasília, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo realizaram, nesta sexta-feira (11), assembleias para que os funcionários do sistema BNDES deliberassem sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que define as bases da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). O acordo foi aprovado por 84,08% dos votos. Os votos contrários ao acordo somam 15,19% dos votos e 0,73% se abstiveram.

“Garantimos a distribuição de três salários-base de forma linear para cada funcionário”, disse o vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, que representa a entidade na mesa de negociações com o banco. “Mas precisamos avançar no debate com o banco sobre os critérios e a forma de cálculo do valor a ser pago, pois vemos que ele é condicionado ao cumprimento de metas e avaliamos que precisa ser mais voltado para o lucro final do banco, para que seja realmente uma participação no lucro”, completou.

Outras negociações

O Acordo da Jornada de Trabalho (AJT) já havia sido aprovado no dia 27 de setembro. O ACT Geral ainda está em negociação. “Ainda restam alguns pontos que precisam ser melhorados em mesa de negociação antes de ser debatido e colocado para a deliberação dos funcionários”, disse o dirigente da Contraf-CUT.

Sistema BNDES

Além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, as subsidiárias de fomento de investimentos imobiliário (BNDESPAR) e de financiamento à produção e comercialização de máquinas e equipamentos (Finame) fazem parte do Sistema BNDES.