Bancários do Banrisul definem prioridades para a Campanha Nacional 2020

0

O Encontro Nacional dos bancários e bancárias do Banrisul definiu as prioridades para a Campanha Nacional 2020, com foco na defesa do banco público e na regulamentação de acordos para o período de pandemia. O evento ocorreu no sábado (11) e reuniu, por videoconferência, mais de 200 delegados e delegadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Brasília. A diretora do Sindicato Talita Régia representou os bancários do DF.

A inovação no uso das ferramentas tecnológicas assegurou a mobilização para a luta no momento de restrições impostas pela pandemia da Convid-19.

Os bancários e bancárias aprovaram resolução defendo a manutenção do Banrisul público, contra a PEC 280, e também propostas de regulamentação das medidas para o período da pandemia do coronavírus, como testagem ampla dos empregados, dos trabalhadores terceirizados e estagiários; fechamento das agências nos casos de suspeita de Covid-19; revezamento padronizado, com equipes que não se cruzem; emissão de CAT para os que contraírem a doença; suspensão das metas e campanhas de venda durante a pandemia; e acompanhamento psicológico (o sofrimento psíquico da categoria cresce a cada dia).

Para a Campanha Nacional, as prioridades são:

  • Renovação integral da CCT e do ACT;
  • Índice de reajuste aprovado nacionalmente;
  • Reafirmação da minuta de reivindicações;
  • Padronização nos protocolos e na divulgação em todas as dependências do banco dos acordos e compromissos firmados com o movimento sindical;
  • Regulamentação do teletrabalho.

Da Redação com Contraf-CUT