CONGRESSO DISTRITAL Bancários aprovam plano de lutas para o próximo período

0

Os bancários de Brasília aprovaram por unanimidade na tarde deste sábado (6), ao final do Congresso Distrital da categoria realizado pelo Sindicato em sua sede, o plano de lutas para o próximo período.

Após uma série de debates sobre temas como reforma da Previdência e desmonte dos bancos públicos, os trabalhadores definiram como eixos principais de atuação para fazer frente a esse cenário de ataques a direitos:

  • Ampliar a participação no Comitê em Defesa dos Bancos Públicos, numa articulação ampla entre as entidades representativas dos trabalhadores dessas instituições, de modo a fortalecê-las.
  • Articular a construção de um encontro nacional com o objetivo de encontrar saídas que garantam a defesa da Cassi, do Saúde Caixa e do plano de saúde dos aposentados do Itaú. Além disso, encaminhar a realização, em âmbito local, de plenárias e encontros para a defesa dos planos de saúde dos bancários de todos os bancos, aposentados e da ativa.
  • Promover campanhas voltadas para a população dando publicidade ao posicionamento dos parlamentares acerca da reforma da Previdência, partindo da campanha da CUT “Na Pressão”, que vem sendo mantida ativa pela CUT Brasília, que acompanha todas as ações parlamentares, principalmente aquelas que são contra os interesses da sociedade e dos trabalhadores.
  • Intensificar as ações contra as reestruturações nos bancos públicos, que, ao mesmo tempo que impactam diretamente no encarreiramento dos bancários, minam a função pública dessas instituições, como parte de um desmonte deliberado com vistas à privatização.

Os bancários do DF que não puderam participar do Congresso Distrital também poderão encaminhar suas sugestões para compor a pauta de ações que será levada para os debates nacionais, no próximo mês, onde será definido o plano geral de lutas da categoria. Para isso, o Sindicato disponibiliza o email sindicato@bancariosdf.com.br para receber essas contribuições.

“Todas as contribuições serão encaminhas, dentro de um entendimento de que a luta, sendo de todos, requer a participação de cada um e cada uma na construção desse processo que visa a garantia de direitos e conquistas, processo de que é parte o Congresso Distrital dos Bancários”, explica o presidente do Sindicato, Kleytton Morais (ao centro, nas fotos).

Eleição dos delegados aos congressos nacionais

Terminado o Congresso Distrital, foi realizada a assembleia geral da categoria, quando os bancários deliberam por encaminhar à diretoria do Sindicato a tarefa de organizar a escolha dos delegados que representarão Brasília no Conecef e na 21ª Conferência Nacional dos Bancários, que serão realizados pela Contraf-CUT de 1ª a 4 de agosto, em São Paulo.

O Congresso teve início na noite desta sexta-feira (5) e foi aberto com um painel que debateu os desafios colocados à classe trabalhadora na atual conjuntura de retirada de direitos e reuniu o ex-ministro da Previdência Social Ricardo Berzoini; a deputada federal Erika Kokay (PT);  a coordenadora da Área de Assessoria Sindical da LBS, Fernanda Caldas Giorgi; e Jacques Novion, professor do Departamento de Estudos Latino-Americanos da UnB e vice-presidente da ADUnB.  

Renato Alves
Do Seeb Brasília