Atos Fora Bolsonaro começam com força em capitais brasileiras e no exterior

Milhares de brasileiros saíram às ruas do país e no exterior neste sábado (24) para pedir o impeachment de Jair Bolsonaro, o pior presidente que o Brasil já teve. 51% da população quer o fim deste governo genocida

0

A adesão ao #24JForaBolsonaro teve início na manhã deste sábado com milhares de brasileiros e brasileiras indo às ruas em 14 capitais do país, centenas de cidades de norte a sul e no exterior. A campanha ‘Fora, Bolsonaro’ é organizada pela CUT, demais centrais, movimentos sociais e pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, além de partidos políticos, como o PT.

Este é o quarto ato, neste ano, pelo fim do governo do pior presidente que o país já teve – 51% dos brasileiros querem o impeachment de Jair Bolsonaro, segundo o Datafolha. A maior indignação do povo é que ele, propositalmente, deixou morrer quase 550 mil pessoas ao atrasar a compra de vacinas contra a Covid-19, estimular a população a sair de casa e a não usar máscaras e álcool em gel, entre tantas outras ações e omissões que estão sendo apuradas pela CPI da Covid do Senado.

A economia piora, a carestia e a fome aumentam e o povo decidiu que ‘Bolsonaro é pior do que o vírus’ e, por isso está desde cedo nas ruas. A previsão é que até o final do dia haverá protestos em 506 cidades e em 18 países.

Atos nas capitais

No Brasil, a população de 14 capitais: Maceió (AL), Salvador (BA), Goiânia (GO), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO), e de centenas de cidades das regiões metropolitanas das capitais e do interior foi às ruas pela manhã.

Em João Pessoa (PB), a população percorreu as principais ruas da capital em protesto contra as mazelas do atual governo e pedindo o impeachment do presidente.

CUT/PB

CUT/PB

No Centro-oeste, os brasileiros manifestaram sua insatisfação com o que vem ocorrendo no país. Em Palmas, capital do Tocantins, os manifestantes além de pedirem o impeachment do presidente, homenagearam as vítimas da pandemia pregando cruzes, às margens da avenida Tocantins, a mais movimentada da região sul da cidade.

COLETIVO SOMOS

Em Goiania (GO), os manifestantes coloriram as ruas de verde, amarelo, vermelho e lilás, em homenagem às cores da bandeira do Brasil, ao movimento sindical e de esquerda, e às Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, organizadores do ato.

KAROL SANTOS

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os manifestantes sairam em passeata pelas ruas capital. Carregando bandeiras e com palavras de ordem, eles pedem a saída de Bolsonaro da Presidência da República. Aconcentração começou às 9h, na Praça do Rádio. Organizada pela CUT, centrais sindicais e sindicatos locais, a manifestação, além do #ForaBolsonaro, foi contra a reforma Administrativa, a condução do enfrentamento à pandemia pelo governo federal e contra a corrupção na compra de vacinas.

Em Salvador, Bahia , a passeata começou às 10h e tomou as ruas do caminho do bairro de Campo Grande até a Praça Castro Alves. Uma multidão se reuniu para protestar contra o governo de Jair Bolsonaro. 

Em Teresina, Piauí, logo às 8h da manhã a militância já estava a postos para protestar contra o governo Bolsonaro e engrossar o movimento pelo impeachmnet que toma as ruas de mais de 500 cidades neste sábado, 24 de julho. A concentração ocorreu na Praça Rio Branco. Em seguida as ruas do centro da cidade foram tomadas por  estudantes, trabalhadores, representantes das centrais sindicais e por integrantes de partidos políticos e de movimentos sociais , em protesto a Bolsonaro. Além da saída do presidente, eles pediram mais vacinas e aumento no valor do auxílio emergencial.

Em Recife, Pernambuco, a concentração ocorreu na Praça do Derby, às 10h da manhã, seguida de uma caminhada pelas ruas da cidade, em direção à Avenida Guararapes. O povo pernambucano exige #ForaBolsonaro e sua política de morte, miséria e fome. No ato, os manifestantes também pediram que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dê andamento a processo de impeachment contra Bolsonaro.

 

A capital de Alagoas, Maceió, também amanheceu com as ruas tomadas pelo povo que não aguenta mais este governo genocida e negacionista. Os alagoanos só têm um grito na garganta: “Fora Bolsonaro”.

CUT-AL

Em Belém, no Pará, também teve protesto contra Bolsonaro. Os manifestantes pediram ainda que o vice-presidente, o general Mourão também deixe o cargo.

CSP CONLUTAS

Na capital do Maranhão, São Luís, a concentração começou cedo , a partir das 9 horas, na Praça Deodoro, região central. Com faixas e cartazes, os manifestantes pediam  o impeachment de Bolsonaro, a ampliação da vacinação contra a Covid-19, comida no prato e educação de qualidade. Os s manifestantes também gritaram palavras de ordem contra o fascismo, corrupção na compra de vacinas e o aumento no gás e dos alimentos.

REPRODUÇÃO/JMTV 1ª EDIÇÃO

Rio de Janeiro também é Fora Bolsonaro. O povo fluminense grita pelo impeachment, respeitando protocolos de segurança como o uso da máscara, o álcool 70°, com cartazes, bandeiras e muita garra para lutar pela democracia. Os manifestantes se reuniram por volta das 10 horas ,na Avenida Presidente Vargas, em frente ao monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares. De lá, eles seguiram em caminhada rumo à Praça da Candelária.


CUT/ RJ 

Atos no exterior  

Com a diferença de cinco horas no fuso horário entre Brasil e Alemanha, já era o período da tarde na Europa, quando um grupo de brasileiros foi às ruas em Freiburg im Breisgau. Organizado pelo Coletivo Brasil-Alemanha pela Democracia (núcleo Freiburg), os residentes saíram em passeata dizendo palavras de ordem contra o presidente.

Também, na Alemanha, em Berlim, o Portão de Brandenburgo foi ocupado pela militância , que com cartazes e faixas, pediram a saída deste governo genocida.

COLETIVO BRASIL-ALEMANHA

COLETIVO BRASIL-ALEMANHA

Em Viena, na Áustria, os brasileiros residentes naquele país se uniram em torno de um pedido em comum: “fora Bolsonaro”.

Em Londres, Inglaterra, os brasileiros residentes também protestaram contra o governo Bolsonaro e e, prol do meio ambiente e da vida da população que sofre com os desmandos do ex-capitão do Exército.

DEMOCRACY FOR BRASIL UK

DEMOCRACY FOR BRASIL UK

DEMOCRACY FOR BRASIL UK

Na cidade de Barcelona, Espanha, um grupo colocou cruzes no meio da calçada, para falar aos espanhóis sobre o genocídio que Bolsonaro está cometendo no Brasil.

Em Roma, uma faixa com ‘Fora Boslonaro’ foi estendida numa pequena ponte, nas imediaçoes do maior cartão postal da capital italiana, o Coliseo.

Fonte: CUT Brasil