Arte|Fato, na terça (5), tem atrações musicais com a bancária e cantora Priscilla Santos e a banda General Bug

0

A 13ª edição do Arte|Fato, programa cultural promovido pelo Sindicato, vai ao ar na terça-feira (5), a partir das 20h, com shows da cantora e bancária da Caixa Priscilla Santos e da banda General Bug, cujo guitarrista Fábio Chayb é funcionário do Banco do Brasil. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada pelo canal da entidade sindical no youtube.com/user/bancariosbsb.

Acompanhada do violonista Neilton Sérgio, Priscilla Santos passeará pela MPB e pelo samba. Já a General Bug garantirá espaço para um rock autoral clássico com influências do jazz e da música progressiva.

No bate-papo, conduzido pelo ator Murilo Grossi, os temas desta edição são literatura e os desafios que grandes grupos artísticos encontraram no cenário da pandemia da covid 19, com as participações do bancário aposentado e escritor Miguel Arruda e do maestro e criador da Orquestra Popular Marafreboi, Fabiano Medeiros, respectivamente.

Além disso, o programa contará com as presenças da cantora, compositora e criadora do bloco carnavalesco Bora Coisar, Emília Monteiro; do diretor da Federação dos Bancários do Centro-Norte, José Garcia; e do ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, vice-presidente da Contraf-CUT e atual dirigente do time de futebol Botafogo, Vinícius Assunção. Eles vão comentar sobre a transição anunciada entre o isolamento social exigido pela pandemia e o retorno às atividades presenciais.

Atrações do programa

Priscilla Santos Brasiliense, bancária da Caixa desde 2008, cresceu ouvindo os grandes nomes da MPB em casa, por influência da família nordestina. Teve seu primeiro contato com a música aos 12 anos de idade, tocando teclado em missas, mas só começou a cantar aos 15 anos. E nunca mais parou, atuando principalmente na cena da música cristã em Brasília como backing vocal. Atualmente, canta ao lado do amigo e parceiro de longa data, Neilton Sérgio. No repertório, a riqueza de sons da música brasileira, especialmente a MPB e o samba, sempre aberta à diversidade de ritmos, timbres e sabores que só o Brasil pode oferecer.

A banda General Bug é formada por Fábio Chayb (guitarra), Alcebíades Campbell (voz), Fábio Bastos (bateria) e Eduardo Oliveira (baixo), e conta com uma vasta experiência musical dos integrantes e desenvolve um som cheio de riffs, com muita improvisação e criatividade. Os músicos brasilienses já percorreram inúmeras casas de shows do DF e Entorno, bem como festivais, a exemplo do Carnarock e Sunset Metal Festival. Em 2020 gravaram, de modo independente, o EP General Bug Rock, fortalecendo a tradição de Brasília como Capital do Rock.

O escritor Miguel Arruda, também poeta, professor, palestrante e ex-bancário, lançou o livro “Uma Nordestina, baseado em fatos e emoções reais”, que conta a história de sua mãe. Nascido em Araripina, sertão pernambucano, teve lá seu primeiro contato com os autores que o influenciaram sua escrita, entre eles Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Rachel de Queiroz.Em 2016, publicou seu primeiro livro “Trocando as Penas”, de poesias escritas na adolescência.

Já Fabiano Medeiros, músico instrumentista, professor universitário, arranjador e maestro, criou a Orquestra Popular Marafreboi que, no Distrito Federal, reúne o maracatu, o frevo e o boi bumbá em apresentações sempre efervescentes.

Da Redação