Após uma série de rodadas de negociação, o BRB apresentou ao Sindicato nesta terça-feira (3) uma proposta de acordo para ser levada à assembleia desta quarta-feira (4). O documento vem após intensas discussões, e visa garantir melhores condições de trabalho para os funcionários e funcionárias.
> Fenaban: bancários e bancárias conquistam aumento real nos salários e verbas para 2024 e 2025
> Sindicato abre canal de comunicação para esclarecimentos sobre a Campanha 2024
Avanços nas negociações
Durante o fim de semana, as negociações em âmbito nacional avançaram, especialmente nas pautas específicas de bancos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O Sindicato buscou uma nova rodada de negociações nesta segunda-feira (2), com o objetivo de obter avanços na proposta apresentada até então pelo BRB à entidade.
Além dos itens já apresentados ao longo das rodadas, o Sindicato reforçou a necessidade de incluir a redução das taxas dos produtos comercializados pela instituição para os funcionários, a criação de um programa de superendividados para os empregados do BRB e a inclusão da expressão “recorrente/lucro líquido, o que for maior”, no acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Em resposta às reivindicações do Sindicato, o BRB apresentou uma proposta que inclui:
- A manutenção do termo “recorrente” no acordo de PLR para o ano de 2024, com a garantia de que, em caso de evento atípico que faça o lucro contábil ser maior que o recorrente, uma nova mesa de negociação será convocada para garantir a opção mais vantajosa para os empregados.
- O BRB se comprometeu a criar um programa de superendividados, com prazo de implantação de até 90 dias após a assinatura do acordo, com reuniões de acompanhamento quinzenais do Sindicato.
- Concessão da menor taxa praticada nos produtos do BRB aos empregados do banco.
Após as negociações, o Sindicato apresenta uma visão geral da proposta que será levada para apreciação dos bancários e das bancárias na assembleia desta quarta (4):
1. Adesão à Convenção Coletiva de Trabalho: Inclusão de cláusulas sociais que promovem a proteção da mulher, a diversidade racial, de cor e de gênero, entre outros assuntos.
2. Manutenção de cláusulas vantajosas: Preservação, através de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico, de cláusulas mais benéficas, resultado das conquistas históricas dos bancários do BRB.
3. Manutenção da incorporação administrativa: Manutenção do direito à incorporação administrativa para os empregados admitidos até 31/08/2018.
4. Ressarcimento de certificações: Inclusão do reembolso de certificações necessárias para o desempenho das funções para os empregados designados.
5. Seguro de vida em grupo: Cobertura do custo do seguro de vida em grupo para empregados em licença saúde.
6. Taxas preferenciais: Concessão da menor taxa praticada nos produtos comercializados pelo BRB para seus empregados.
7. Programa para empregados superendividados: Criação de um programa destinado aos empregados superendividados do BRB, com prazo de implantação de até 90 dias após a assinatura do acordo e reuniões de acompanhamento quinzenais com o Sindicato.
8. Participação nos Lucros e Resultados (PLR): Manutenção do modelo geral da PLR, diminuição do gatilho de atingimento de metas, com o consequente aumento das faixas de recebimento, e garantia de revisão da base de pagamento caso o lucro contábil do banco supere o lucro recorrente.
Assembleia para apreciação da proposta
A proposta será levada à apreciação da categoria na assembleia marcada para esta quarta (4), às 18h, em formato híbrido, com participação presencial na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul (atrás do Edifício Sede I do BB), e transmissão pelo Zoom, com inscrição prévia pelo link https://zoom.us/webinar/register/WN_XQi5YK1BRTKmlE1qrgjxxw
A votação terá início às 20h pela plataforma https://bancarios.votabem.com.br/ e segue até as 20h da quinta-feira (5).
Confira as propostas a serem votadas:
Proposta de ACT:
MINUTA_ACT_2024-2025_CONTRAFProposta de acordo de PLR:
ADITIVO_PLR-1-2024_BSB_3Veja o Informativo Bancário Especial BRB sobre as propostas:
BRB-03setembro24