9ª edição do Arte|Fato tem a dupla Ramos e Cia., Valéria Pinheiro e Allan Ferreira, todos bancários. É na terça (10), às 20h

0

O programa Arte|Fato chega em sua nona edição na próxima terça-feira (10), com a participação da dupla Ramos e Cia, formada pelo percussionista Lucas Palomero e o cantor e violonista Rommel, bancários da Caixa. A referência musical do duo passa pelo rock nacional e internacional dos anos 80. A transmissão ao vivo será a partir das 20h, pelo canal do Sindicato dos Bancários — youtube.com/bancariosbsb.

> Ampliado, Arte|Fato abre inscrições para artistas bancários

Quinzenal, o projeto visa homenagear e prestar apoio aos trabalhadores da cultural local, bastante prejudicados durante a pandemia de Covid-19. Nesse sentido, a iniciativa do Sindicato dos Bancários de Brasília consiste em uma ação objetiva de geração de renda para o setor cultural do DF em toda a sua amplitude que envolve, além dos artistas, técnicos, produtores, assistentes e comunicadores.

De formato dinâmico, intercalando apresentações com bate-papo, o Arte Fato apresenta ao público diferentes vertentes artísticas, passando pela música, artes visuais e cênicas, bem como literatura.

A apresentação do Arte Fato é comandada pelo ator Murilo Grossi, que introduz os artistas e media o bate-papo com entrevistados. Para esta edição, foi convidado o ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e ex-ministro da Previdência e Assistência Social, Ricardo Berzoini. O tema da conversa será “Privatização: os impactos negativos para a sociedade brasileira”.

Outras atrações

Também sobe ao palco do Teatro dos Bancários, de onde o projeto é transmitido, a cantora e funcionária da Caixa Vanessa Pinheiro. Citada por Nelson Motta como “Revelação surgida no Planalto. Uma artista que faz MPB de qualidade”, a bancária Vanessa já apresentou seu refinado MPB para plateias da Espanha, França e Portugal. Em terras lusitanas, foi apontada como revelação da música brasileira, em 2005, por algumas publicações.

O colóquio literário deste IX Arte Fato será com Allan Ferreira, bancário do Banco do Brasil. Autor de três livros: “Toda a terra que carrego nas veias (2018); “Os sonetos que fiz da maré” (2019); e “O que as melodias calam” (2020), Allan é “músico e escritor nas horas inspiradas, bancário nas horas vagas”, brinca o artista. Residente em Brasília há quatro anos, ele veio de Fortaleza, no Ceará, onde cresceu em meio à sua família materna. Em todas as suas obras é possível observar sua forte ligação com a terra cearense.

Da Redação