Notícias

23 de Julho de 2025 às 11:36

Pix está na mira da MasterCard desde 2022: veja o que disse CEO

Compartilhe

Sistema de pagamentos incomoda big techs e empresas de finanças

O ano era 2022 e o Pix já tinha se tornado uma ferramenta estável e popular para pagamentos entre brasileiros. Naquele ano, o CEO da MasterCard no Brasil, já indicava algum incômodo com o sistema de transações financeiras.

Naquele ano, Marcelo Tangioni afirmou que algo deveria mudar no sistema. “O Pix é ótimo, bom para a indústria. Acho muito bacana. O que não é bacana? Estar dentro do Banco Central. Ele não pode regular e competir ao mesmo tempo”, comentou o executivo.

“Quanto mais concorrência, mais inovação você vai ter, mais busca por eficiência você vai ter e, consequentemente, existe aí uma tendência de redução de custos", afirmou.

Com os recentes ataques dos EUA ao Brasil — incluindo a investigação do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos contra o pix — fica cada vez mais claro o interesse das empresas estadunidenses de transações financeiras, como VISA e MasterCard, em mudar o sistema de pagamento.

Queda nas fatias de mercado

Dados de 2025 mostram que o Pix responde por cerca de 49% das transações financeiras no Brasil, enquanto os cartões de crédito caíram para apenas 14% das operações. O volume de débito da Visa vem em declínio desde fevereiro de 2024.

Embora Visa e Mastercard ainda registrem crescimento absoluto no número de transações, o avanço é lento comparado ao Pix, que expandiu mais de 50% no último ano. A migração de transações para o sistema gratuito do BC impacta as receitas das empresas, que dependem de taxas sobre operações com cartões.

Com a chegada da gigante chinesa UnionPay ao mercado brasileiro, anunciado recentemente, as bandeiras estadunidenses nos cartões ficam a cada dia mais ameaçadas.

Fonte: Fórum

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa