Manifestações serão às 10h, na Faculdade de Direito da UnB, e às 15h, no Museu Nacional

Os bancários e bancárias de Brasília se somam à ampla mobilização nacional suprapartidária, que une trabalhadores, movimentos populares, juventude, artistas, cientistas, empresários e lideranças partidárias em defesa da democracia, por eleições livres e contra a violência política.
O Sindicato convoca a categoria bancária a engrossar nas ruas e nas redes as manifestações convocadas para este 11 de agosto, quinta-feira, e destaca a importância da adesão de cada bancário e cada bancária à “Carta aos Brasileiros, em Defesa da Democracia” elaborada e divulgada no dia 26 de julho por ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Neste 11 de agosto ocorre a cerimônia de leitura da carta no território livre do Largo de São Francisco, tradicional espaço de manifestação dos alunos e mestres da Faculdade de Direito. O ato remete ao espírito cívico que lastreou a famosa Carta aos Brasileiros de 1977, lida naquele mesmo local, exigindo o fim da ditadura civil-militar então instalada no país.
“Independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos às brasileiras e aos brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições”, diz o texto da carta atual, que já conta com mais de 820 mil adesões.
Em Brasília, as manifestações em defesa da democracia, por eleições livres e contra a violência política ocorrem em dois momentos: às 10h, na Faculdade de Direito da UnB, e às 15h, no Museu Nacional.
A resistência aos permanentes ataques orquestrados por Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e à democracia foi exposta também em outro manifesto articulado por entidades empresariais encabeçadas pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), sendo uma das signatárias a Federação Nacional dos Bancos (Febraban).
“O ambiente propiciado pela democracia é o único possível para a manutenção dos direitos, para a preservação de conquistas e para avanços nas nossas lutas. É fundamental assegurarmos uma atmosfera de diálogo e de concertação social, com equilíbrio entre as partes”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais.
A “Carta aos Brasileiros, em Defesa da Democracia” pode ser assinada por qualquer brasileiro ou brasileira e está disponível no site Estado de Direito Sempre!Para assinar, acesse: https://www.estadodedireitosempre.com/.
Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados