Notícias

5 de Junho de 2025 às 15:29

Entrega de certificados marca fim da primeira turma do Programa de Autodefesa para Bancárias

Compartilhe

Em mais uma ação de enfrentamento ao assédio, o Sindicato celebrou a formatura da primeira turma do Programa de Autodefesa para Mulheres. Após 10 dias de aulas teóricas e práticas, as alunas deram um show para a plateia, encerrando com chave de ouro as atividades do curso. Na cerimônia de entrega dos certificados, realizada na sexta-feira 30 de maio, no Centro Cultural de Brasília, elas mostraram em cima do palco um pouco do que aprenderam ao longo dos encontros, diante de amigos, familiares e autoridades.

Antes de receber o documento que atesta a participação no treinamento, as alunas da primeira turma acompanharam a palestra de Iara Cordero, assessora parlamentar da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Além de resgatar temas abordados durante as aulas, como os tipos de assédios e as formas como eles acontecem no contexto do trabalho, a apresentação provocou a audiência sobre representação e direitos das mulheres em todos os espaços, inclusive os de poder.

Parabenizadas pelos representantes das organizações que realizaram o Programa — Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (IDAHRA) e Rede Regenera — e pela deputada federal e ex-presidenta do Sindicato, Erika Kokay (PT-DF), as formandas partiram para a demonstração prática de uma das técnicas de defesa física: o palm heel. Mais que quebrar placas de madeira, uma a uma quebrou barreiras social e historicamente impostas às mulheres. Assédios, racismo, machismo, preconceitos, medo. No centro do palco, apoiadas pelas colegas, elas arrancaram palmas do público.

https://www.instagram.com/reel/DKcXPJoxfjp/?igsh=djE2ZXlkOTVjZ3lo

Mulheres transformadas

Bancária do BB há 10 anos, Patricia Valduga fez o treinamento na turma da noite e conta que considerava que sabia se defender, até o início do Programa. “Nos primeiros dias, eu achei que não fazia tanto sentido na minha realidade, até comentei que meu pai e meus irmãos haviam me ensinado algumas coisas já muito nova quando o bullying começou. Os dias foram passando e as situações das demonstrações e relatos foram ficando cada vez mais relacionáveis e eu me peguei lembrando de coisas praticamente idênticas que aconteceram comigo”, revela a aluna.

Secretária de Formação da Fetec-CUT/CN, Ilva Alves, a Duda, disse que “foi o melhor curso que eu já fiz falando sobre assédio e sobre autodefesa, não só na parte prática como na parte teórica da autodefesa. Foi fantástico! Tudo que eu já tive de palestra, cursos, livros a respeito estão longe de realmente ajudar. Esse curso ajuda!”.

“Acredito, do fundo do coração, que todas as mulheres deveriam ter acesso a esse conhecimento desde cedo, para se protegerem e prevenirem os diversos tipos de abuso que infelizmente ainda enfrentamos”, falou a empregada da Caixa Tiana Cardoso. E completa: “Saí desse curso mais segura e empoderada. É uma experiência que toca o coração e transforma a vida”.

Michelle Rodrigues, empregada da Caixa, aponta que “se desde a infância, as meninas e os meninos tivessem contato com essas informações, na linguagem adaptada a eles, a vida adulta seria bem diferente, as relações seriam mais saudáveis e a vida mais fluida. Recomendo demais que todas façam e tomem posse do seu poder individual”.

A primeira turma foi composta por bancárias, diretoras do Sindicato e da Fetec, além de funcionárias da entidade sindical.

https://youtu.be/_wawJ0YkhEw?si=V7jMxGMOS0l0Qk_1

Joanna Alves
Colaboração para o Sindicato

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa