Em meio à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada na capital federal, um convite especial está sendo feito a cada delegada e delegado presente: regenerar o planeta e fortalecer os laços com a natureza por meio da criação de Comitês de Plantio de Árvores, Comunidades que Sustentam a Regeneração e Viveiros de Mudas e Banco de Sementes em cada município do Brasil, além de instituir oficialmente o Dia Nacional de Plantar uma Árvore Nativa, a ser celebrado em todo primeiro domingo de dezembro.
A iniciativa é do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, que, com o apoio do Sindicato, está fazendo a convocação por meio do manifesto "Se todo mundo plantar e cuidar de uma muda de árvore?" (veja abaixo). "Estamos trabalhando para coletar assinaturas dos delegados para que nossa petição seja uma das aprovadas e conste como uma resolução da Conferência", dizem os responsáveis.
É tempo de plantar
No manifesto é feito um chamamento à vivência da experiência dos chamados Círculos dos Sonhos, encontros comunitários realizados aos sábados ou domingos sob a sombra de uma árvore, em praças e parques das cidades brasileiras - onde tudo começa.
Nesses círculos, o encontro entre desconhecidos se transforma em celebração. As pessoas se dão as mãos, silenciam os celulares e conectam-se ao que há de mais essencial: a natureza. “Tiram os sapatos para sentir o chão. Compartilham emoções. Escutam o outro com o bastão da fala. Sonham juntos”, descreve o material entregue aos participantes.
A proposta, contudo, vai além da contemplação. O movimento convoca a população a constituir Comitês de Plantio de Árvores, Comunidades que Sustentam a Regeneração e Viveiros de Mudas e Banco de Sementes em seus bairros, cidades e até condomínios, e organizando ações anuais de regeneração nos biomas locais. O objetivo é claro: fazer do plantio de árvores uma cultura, um hábito coletivo.
Um dos grandes marcos do movimento é a mobilização nacional para o mutirão de plantio de mudas, realizado anualmente no primeiro domingo de dezembro, uma prática que já está se espalhando pelo Brasil, com milhares de comitês formados em diversas regiões, e que pretendem tornar oficialmente o Dia Nacional de Plantar uma Árvore Nativa.
A mensagem final do movimento é um chamado à ação. “Essa é a tarefa mais urgente do nosso tempo, para nos salvar de nós mesmos. Junte-se a nós. A natureza nos pede atitude.”
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados