O Sindicato dos Bancários de Brasília realizou, no último dia 31 de julho, a entrega da edição impressa da Revista Extratos às bibliotecas da Câmara Legislativa do DF, do Senado Federal e da Presidência da República (ver fotos, nessa ordem), reforçando o acervo dessas instituições para atender pesquisadores e interessados.
A revista Extratos retrata a luta de bancários e bancárias durante um dos períodos mais difíceis da história nacional: o pós-golpe de 1964. Lançada em dezembro de 2024, foi distribuída para entidades sindicais de bancários e bancárias de todo o Brasil.
Pedro Santos, assessor da presidência do Sindicato dos Bancários de Brasília, foi o responsável por entregar os exemplares aos responsáveis pelas bibliotecas dos órgãos mencionados.
A revista Extratos e o golpe de 64
Os textos da revista revelam que o golpe de 1964 deixou um saldo de milhares de presos, torturados e mortos — vítimas dos crimes cometidos pelos golpistas, civis e militares, que tomaram o poder à força e impuseram um período de terror e dor.
Conhecer a história das lutas dos trabalhadores contra o arbítrio e a violência impostas pelos golpistas de 1964 é fundamental — ainda mais neste momento em que um grupo de generais, que organizou e tentou dar um novo golpe de Estado em 2023, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tornou-se réu no STF.
O desconhecimento histórico, aliado a posições reacionárias e fascistas, tem provocado a difusão de ataques aos trabalhadores, à democracia e às instituições — inclusive com mobilizações de rua em apoio aos retrocessos que defendem.
Para que a memória não se perca e para resgatar a importância das lutas do povo brasileiro — das violências sofridas, das traições e da resistência contra os golpistas —, o Sindicato dos Bancários de Brasília coordenou a publicação desta edição da Extratos. Trata-se de uma leitura essencial para garantir que a dignidade humana não seja vilipendiada, como foi pelos golpistas de 1964 e seus algozes.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas