A Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção (ABRACI–DF) realizou, no último dia 5, um evento para celebrar o Dia Mundial do Autismo, comemorado em 2 de abril. O evento é parte de um mês inteiro de movimentos de comemorações e exaltação da pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) realizados pela Associação.
“Precisamos comemorar a vida das pessoas com autismo, é para elas esse dia”, reforçou a presidente da ABRACI, Lucinete Ferreira de Andrade. "Isso porque o preconceito e a maldade do coração humano, por vezes, oprime e apaga a pureza das crianças e jovens com autismo - e essa falta de acolhimento afeta toda a família", justificou.
Mas Lucinete ponderou que, com a estimulação correta e precoce, com atendimento adequado e o apoio da família, o autista tem condições de se desenvolver, de avançar e até mesmo chegar no mercado de trabalho, como é caso do jovem Raul, que foi saudado no evento por estar recém-formado como Designer Gráfico.
O evento também contou com a presença de vários colaboradores, como a Administração Regional do Cruzeiro, o Corpo de Bombeiros Militar do DF e o Detran-DF.
As crianças e os jovens se divertiram com brinquedos infláveis, jogos, pintura de rosto, teatro do Detran-DF e apresentação musical da banda do CBMDF. Também receberam livros sobre conscientização do autismo no trânsito e puderam entrar em uma viatura dos Bombeiros para conhecer o veículo de perto e tirar fotos.
Quem é a ABRACI
A Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção (ABRACI-DF) tem sede no Cruzeiro e atua como um ponto de apoio para as famílias atípicas do DF.
A associação acolhe famílias de crianças e adolescentes com níveis 1, 2 e 3 de autismo, oferecendo informação, atividades de desenvolvimento, palestras, troca de experiências, além de consultas e encaminhamentos para exames.
A ABRACI tem o compromisso de auxiliar essas famílias que necessitam de proteção integral, como disse a conselheira tutelar Vivi Dourado. A associação trabalha para garantir os direitos dos autistas à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, cultura, convivência familiar e comunitária, ou seja, uma vida digna.
Stéffany Santos
Colaboração para o Sindicato
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados